Crowdfunding: Tire suas ideias do papel com a ajuda da internet

Você já ouviu falar em crowdfunding? O termo é novo no Brasil, mas já faz muito sucesso na Europa e nos Estados Unidos. A palavra complicada significa financiamento colaborativo, cujos financiadores são, em geral, as próprias pessoas que irão usufruir daquele projeto ou bem produzido. Uma espécie de vaquinha.

Sabe aquela ideia que você já escreveu, reescreveu, mas não tirou do papel por falta de grana? Com o crowdfunding, projetos culturais, sociais e pessoais podem se tornar realidades. Conheça alguns sites na internet que trabalham com essa filosofia:

Catarse
www.catarse.me

O Catarse, voltado para projetos criativos e culturais, foi a primeira plataforma deste tipo a ser lançada no Brasil. O interessado envia seu projeto, diz quanto precisa e dá um prazo para a arrecadação do valor determinado e fica responsável pela divulgação (via redes sociais, e-mail, conversas de bar). E quem ajuda ainda recebe recompensas por isto! Se até o prazo escolhido o valor for alcançado, o empreendedor recebe o dinheiro. Senão, todo mundo recebe o dinheiro de volta.

Movere
www.movere.me

O Movere inclui projetos culturais, esportivos, sociais e tecnológicos. O autor envia o projeto dizendo a quantia mínima que precisa para realizá-lo e a duração da sua campanha para conseguir esse dinheiro (30 ou 60 dias). Após uma checagem cadastral do autor e uma análise de viabilidade do projeto, ele entra no ar. Os incentivadores podem colaborar com a quantia que quiserem, sendo que para cada valor existe uma recompensa. Assim como no Catarse, nessa plataforma o autor só recebe o dinheiro se atingir sua meta financeira no prazo estipulado.

Motiva.me
www.motiva.me

No site o usuário ajuda investindo nos projetos cadastrados, assim como informa os detalhes do seu buscando investidores para fazer a ideia virar realidade. Foi criado para músicos, artistas, escritores, empreendedores, inventores, fashionistas, comediantes, dançarinos… Todos os projetos aceitam recompensas a partir de R$ 1. O dono do projeto somente arrecadará as colaborações caso a meta seja alcançada dentro do prazo.

Engaje-se
www.engajese.com

Criado a partir de uma indignação, o projeto tem como finalidade ajudar os baianos a trazerem eventos para a cidade. Já que, segundo eles, a maioria das atividades acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. O usuário cadastra algo que queira ver e os incentivadores contribuem com pequenos valores que serão direcionados para a produção do evento e para garantir sua realização. Além disso, quem ajudou pode ter seu dinheiro de volta parcial ou integralmente, dependendo do valor arrecado na bilheteria. É quase um empréstimo!

Benfeitoria
www.benfeitoria.com

A benfeitoria é um movimento que estimula pessoas e instituições a se unirem para fazer o bem. O projeto motiva as pessoas a ajudarem ativamente, não apenas em pensar fazer o bem. É uma plataforma que une idealizadores e público para tirar do papel qualquer iniciativa que provoque algum tipo de impacto positivo.

Embolacha
www.embolacha.com.br

Plataforma voltada para músicos que precisam da ajuda dos fãs para realizar um sonho. Com ela o artista faz seus projetos em música através da contribuição direta do público. Para o público é a chance de participar ativamente, decidir quais ideias terão sucesso e receber recompensas criativas e exclusivas, que só quem ajudou vai ter acesso.

Incentivador
www.incentivador.com.br

O Incentivador engloba todas as áreas, desde animação, até artes plásticas, esportes, moda e pesquisa científica. Funciona como as demais plataformas, se o autor receber o dinheiro necessário no prazo estipulado fica com a grana, senão os incentivadores recebem o valor de volta.

Queremos
www.queremos.com.br

Parecido com o Engaje-se, mas feito pelos cariocas. Segundo os criadores, diversos eventos internacionais, sobretudo shows, estavam vindo ao Brasil, mas não na cidade maravilhosa. A plataforma divide por uma fatia do público o valor necessário para produção de um evento, garantindo assim a sua realização – podendo reembolsar integralmente essas pessoas com a arrecadação da bilheteria.

Wacawaca
www.wacawaca.com.br

Totalmente diferente dos demais, esse site é focado somente em games. O Wacawaca tem a missão de ajudar qualquer pessoa que esteja envolvida em qualquer tipo de projeto ligado ao desenvolvimento de games a obter recursos e apoio financeiro para viabilizá-los, não importando se o que está sendo desenvolvido trata-se de um vídeo game, jogo de tabuleiro, curso, livro ou qualquer outra iniciativa ligada ao mundo dos games.

E aí, já escolheu o seu?

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.