Nova pesquisa revela o que os brasileiros querem no Facebook

O que os brasileiros querem no Facebook? Essa foi a pergunta que motivou a mais recente pesquisa sobre a rede social, “Faces do Facebook”, feita pela Gauge. A metodologia incluiu desk research de cinco setores de atuação – cervejas, destilados, não alcoólicos, bancos e automóveis – e envolveu 21 marcas; etnografia, grupos focais e pesquisa quantitativa online com 209 entrevistados. No Brasil, 82 milhões de usuários estão conectados à internet, sendo que 51 milhões acessam o Facebook.

Confira os principais insights do estudo:

Tudo começa antes do Facebook

Identificação e experiência real com produto. A pesquisa descobriu que estes são os fatores básicos para que uma pessoa inicie uma relação com uma marca dentro da rede digital. Muitos usuários, inclusive, agem de maneira inconsciente em relação ao conteúdo digital das marcas e curtem páginas e conteúdos exclusivamente pela relação que têm com elas no ambiente físico.

Outro dado interessante é que 40% dos entrevistados afirmaram que curtem páginas de marcas que trazem lembranças sobre momentos da sua vida e 65% alegaram compartilhar conteúdos que lembram pessoas próximas.

Elas estão no controle

As mulheres estão dominando a presença na rede social, representando 54% dos usuários, assim como lideram as interações com as marcas, já que realizam, em média, sete publicações por dia, enquanto os homens fazem apenas cinco – 40% a menos.

Dados curiosos: Elas têm uma presença predominante em páginas consideradas a princípio masculinas (como de algumas marcas de destilados e cervejas). Enquanto as mais novas (18 a 25 anos) buscam descontração e conteúdo leve para compartilhar com seus grupos sociais, as acima de 35 exigem interação das marcas com suas demandas e levam em conta a ética e responsabilidade da empresa no mundo físico antes de se relacionar com elas no Facebook.

Os mais velhos são “Órfãos Digitais”

O público mais velho é o mais fiel e tem relações mais duradouras com as marcas. Entretanto, o conteúdo e as ações de grandes marcas dentro do Facebook parecem muitas vezes ignorá-lo. O quase onipresente conteúdo de humor, por exemplo, tem alta afinidade com o público abaixo de 25 anos, enquanto a fatia acima dessa idade (54% – mais da metade dos usuários do Facebook no Brasil) está mais interessada em dicas de utilização de produtos, lançamentos de produtos e relacionamento com as marcas que curtem.

Outro fator interessante identificado pela pesquisa é o interesse por páginas relacionadas à vida profissional e acadêmica deste público, estratégia pouco presente em presenças digitais de marcas, e que interessa a mais de um terço do público acima dos 25 anos.

As marcas sabem o que estão fazendo no Facebook?

A pesquisa chegou à conclusão que falta muito para as marcas conseguirem se relacionar com seus usuários da maneira mais adequada. As principais demandas não atendidas são relacionadas à hegemonia de conteúdos leves como o humor, por exemplo, que agrada uma parcela do público mas não é o suficiente para atrair a atenção de todos. A falta de pró-atividade para relacionamento, em canais que são considerados de diálogo pelos fãs, também deixa muitos brasileiros frustrados.

O estudo aponta três cases de sucesso: Skol, Guaraná Antártica e Itaú.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse: www.gauge.com.br/blog

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.