Social Media caipira: é possível ser um bom profissional no interior?

Sim! Essa foi a conclusão que os participantes tiveram ao final da terceira edição do Social Media Vale do Paraíba, que aconteceu em São José dos Campos, nos últimos dias 25 e 26. O evento reuniu profissionais da região e do Estado para discutirem cases e estratégias em comunicação digital.

Entre as presenças ilustres, estiveram Alexandre Inagaki, Caio Túlio Costa, Estêvão Soares, Celso Cestaro, Ton Torres, Paulo Schiavon, Mario Soma e Márcia Ceschini. Veja alguns insights interessantes captados durante o evento pela Vincere:

  • A revolução pela qual a comunicação passa hoje é mais importante do que a revolução que criou a própria imprensa
  • A mídia clássica ainda é a fonte na nova mídia
  • Todo mundo que produz conteúdo na internet trabalha de graça para o Google
  • Quem detinha o poder perdeu o monopólio. Hoje há vários lados, a minoria também tem voz
  • Sua marca tem carisma digital?
  • Muitas empresas ainda fazem o novo de forma velha
  • Carisma e causa unidas potencializam o sucesso na internet
  • Quem trabalha com mídias sociais precisa conhecer todas as ferramentas online para analisar possibilidades para os seus negócios
  • Não existe receita de bolo, é a vivência e a observação, junto com a criatividade de cada profissional, que fazem a diferença
  • A internet é a extensão do mundo off-line. E o tio McLuhan já dizia que os meios de comunicação eram extensões do homem
  • Primeiro as empresas precisam ouvir e observar as pessoas, depois agir
  • Para bombar nas mídias sociais é preciso investimento. É mito achar que são baratas as estratégias online
  • Quem trabalha com social media precisa saber de tudo um pouco, inclusive de sociologia, psicologia…
  • Bigbrotherização do mundo? Tudo que você fizer pode ser usado contra você no tribunal
  • Os consumidores hoje são exigentes e bem informados. Isso reforça a tese de que os social media precisam ser bombril
  • Números não são o mais importante em mídias sociais. Engajamento é!
  • Quando você entra nas mídias sociais precisa atender bem o internauta, ouvi-lo!
  • O número satisfatório de engajamento é 1%. Parece pouco, mas já é um grande desafio
  • A melhor hora de postar conteúdo você descobre testando com seu público. @joseserra_ fez sucesso na madrugada!
  • Os relatórios não servem se os resultados não forem colocados na prática. É ver as falhas e concertar, ver os acertos e aprimorar
  • Os QRcodes vão dominar o mundo
  • A era do comprar dá lugar a era do ajudar a comprar
  • Em 2025, haverá mais idosos do que jovens. A sua empresa está investindo nessa área?
  • Nenhuma ideia sensacional resiste a uma implementação fraca
  • As empresas precisam tomar cuidado com a zona de conforto. A mudança precisa existir sempre!
  • Não siga as regras do jogo, CRIE novas!
  • Não é do dia para a noite que sua empresa vai ter reconhecimento na rede. É preciso muito trabalho!
  • Fórmula do sucesso: Muito de Pequenas Coisas
  • Há uma diferença enorme entre negócios digitais e a digitalização de negócios
  • Os últimos 5 anos foram para conectar as pessoas, os próximos 5 para trabalhar a colaboração entre essas pessoas conectadas
  • Crowdsourcing não é social media: é social production


E aí, você acha que é possível ser um bom profissional no interior?

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.