Social Media Day – #todoscomemora a inteligência coletiva!

Às vezes fico pensando se o filósofo francês Pierre Lévy imaginou, quando cravou o conceito de inteligência coletiva, que em pouco tempo as formas de se compartilhar informação seriam tão intensas.

Para quem não sabe, inteligência coletiva diz respeito a um princípio onde as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por toda a sociedade, potencializadas com o advento de novas tecnologias de comunicação, como a internet. Hoje, não tem como não dizer que as mídias sociais ajudaram, e muito, a aumentar essa inteligência.

Com um tweet, podemos saber em primeira mão como aconteceu a operação que matou o terrorista mais procurado do mundo, podemos lutar pelos nossos direitos de consumidor, podemos exercer a democracia e podemos fazer o bem. Prova disso são os perfis @veiasocial e @doepalavras.


Pelo Facebook, podemos apoiar causas no mundo inteiro, podemos mostrar para nossos amigos o que curtimos, podemos criar eventos, podemos comprar e estudar.

Ainda não se convenceu? Tem mais!

Por meio de um vídeo postado no Youtube, podemos nos tornar famosos, nem que seja por 5 minutos, podemos ensinar de forma mais exemplificada, podemos divulgar eventos, músicas, bandas, trabalhos sociais….

Com um perfil no Linkedin, podemos conseguir um emprego, podemos divulgar nossas habilidades, podemos participar de grupos de discussão, podemos aumentar nosso networking.

Com uma simples foto postada no Flickr, podemos nos emocionar, podemos sentir raiva, podemos conhecer culturas e realidades diferentes, Self Birthday Whatsapp Status podemos aprender.

Se formos curiosos, com um perfil no Formspring podemos tirar dúvidas, refletir, discutir e aumentar o repertório cultural.

Como neste dia 30 de junho é Dia Mundial das Mídias Sociais, e elas nos deixam fazer tanta coisa boa, não podíamos deixar de celebrar a grande importância desses instrumentos de inteligência coletiva. Nós ajudamos a aumentar a rede de informações, e você? Vamos compartilhar? =D

Eventos do Dia Mundial das Mídias Sociais pelo Brasil

Em 2010 o blog norte-americano Mashable, o mais influente na área de comunicação digital atualmente, definiu 30 de junho como o Dia Mundial das Mídias Sociais. O evento, que ocorrerá em mais de 1.200 cidades de 93 países esse ano, conta com a participação de 28 municípios brasileiros para comemorar as novidades tecnológicas e o crescimento das redes sociais, que a cada dia ganham novos adeptos no nosso país.

Quer dar um pulinho para conferir o que vai rolar no Social Media Day Brasil (a entrada de todos é gratuita)? Anota aí o endereço e o horário das atividades nas principais cidades brasileiras:

São Paulo
Teatro Gazeta
Avenida Paulista, 900
Às 19h

Rio de Janeiro
Kilograma Botafogo
Rua São Clemente, 104 – 2º andar
Às 19h

Belém
Biblioteca da Faculdade Estácio FAP
Rua Municipalidade, 839, entre Doca e Wandenkolk
Às 17h30

Porto Alegre
Nós Coworking
Avenida Cristovão Colombo, 545 – 5º andar – Shopping Total
Às 20h30

Salvador
Boteco Rio Vermelho
Praça Augusto Severo, Largo da Mariquita, 266, Rio Vermelho
Às 19h

Juiz de Fora
Bar Gimba Sul
Rua Severiano Sarmento, 265, Alto dos Passos
Às 19h30

Joinville
Zum Schlauch
Rua Visconde de Taunay, 555, Centro
Às 19h

Para informações de outras cidades brasileiras, tente achar no www.smday.org.

Ainda tem dúvidas da revolução e importância das mídias sociais?

Se você ainda não viu a famosa série Social Media Revolution, desenvolvida por Eric Qualman, dá uma espiadinha nos resultados deste ano. Tenho certeza que não restarão dúvidas:

Se seu inglês não é 100%, seguem algumas informações do vídeo:

• Mais de 50% da população mundial tem menos de 30 anos;
• 1 em cada 5 casais se conheceram pela internet;
• 3 de cada 5 casais gays se conheceram pela internet;
• Se o Facebook fosse um país, ele seria o terceiro maior;
• Lady Gaga, Britney Spears e Justin Bieber tem mais seguidores no Twitter do que a população inteira da Suécia, Israel, Grécia, Chile, Coréia do Norte e Austrália;
• A Geração Y e Z consideram o e-mail algo ultrapassado;
• Algumas universidades pararam de distribuir contas de e-mail;
• A venda de e-books ultrapassou a venda de livros impressos;
• 93% dos profissionais de marketing usam mídias sociais para os negócios.

.: Se você é jornalista e quer conhecer melhor esse fantástico universo, #ficaadica para participar do nosso curso ‘Redes sociais como ferramentas do jornalismo’

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.