O poder das redes sociais invade estruturas e transforma atitudes

*Texto extraído da coluna semanal do nosso diretor Ednelson Prado no portal Meon

Reinaldo Rueda é o novo técnico do Flamengo para o restante da temporada. Claro que você deve estar me perguntado o que isso tem a ver com a coluna de hoje? Tudo, afinal, a contratação do técnico colombiano traz, mais uma vez, à reflexão o poder das redes sociais nos mais diversos segmentos da nossa sociedade.

Desta vez, quem dá o tom da força das ferramentas digitais é o futebol, que já havia dado outros exemplos, como no caso de contratos que foram desfeitos ou sequer assinados por conta da manifestação da torcida que resgatavam nos canais proprietários dos jogadores declarações ou postagens antigas e que colocavam em xeque sua relação com o clube no qual estava prestes a atuar. Foi o caso do atacante Getterson que seria contratado por empréstimo pelo São Paulo, no ano passado, e acabou tento o contrato rescindido pois havia criticado a torcida tricolor em postagens no twitter em 2013.

A pressão da torcida acabou fazendo com que os diretores do clube cancelassem o acordo com o jogador.

O caso mais recente e que merece nossa análise envolve o clube de maior torcida do Brasil, o Flamengo, e não se restringe a um caso isolado como o de Getterson. Pelo contrário, por mais que a diretoria diga que não toma decisões pautadas pelas redes sociais, os fatos registrados nos últimos meses mostram o contrário.

Everton Ribeiro foi uma oportunidade que o clube aproveitou, mas a torcida incentivou bastante sua contratação via redes sociais. Numa relação direta com o atleta. Depois tivemos várias alterações no time titular promovidas pelo então técnico Zé Ricardo a partir de reclamações dos torcedores via redes sociais, sendo o caso mais claro o da saída de Márcio Araújo do time titular contra o Vitória, no jogo que resultou na demissão do treinador.

A contratação do goleiro Diego Alves foi outra demonstração da força da torcida nas redes sociais. Insatisfeita com as falhas de Muralha, o torcedor pressionou a diretoria a contratar o goleiro que atuava na Espanha.

Por último, e mostrando todo o seu poderio de engajamento e de mobilização, a torcida pediu a contratação do técnico que chega ao Brasil no fim de semana para um contato até o final do ano que vem. Com o uso da hashtag #RuedaNoFlamengo, a torcida invadiu as redes sociais do clube e do treinador, que, com certeza, ficou surpresa com a movimentação e que deve ter despertado nele, no mínimo, a curiosidade quanto ao clube e facilitado seu aceite ao convite feito pela diretoria.

Nada disso pode ser apontado como acaso. Mesmo porque, vários torcedores ameaçaram pelas redes sociais cancelar o programa sócio torcedor, caso não houvesse mudança no comando da equipe. E a diretoria tem em mente o quanto o programa é importante para o equilíbrio financeiro da agremiação.

Por isso, com certeza, as redes sociais e a mobilização da torcida foram fatores essenciais em todos esses casos, por mais que a presidência do clube negue.

E não há o que negar, as redes sociais estão aí, elas descentralizaram o poder. Tolo daquele que acha que não está cometendo um grave erro, seja ele empresário, diretor de clube ou político, quando ignora as opiniões, críticas ou sugestões do seu público por meio das redes. Não há como fugir dessa realidade, pelo contrário, é importante entende-la para utilizá-la da melhor forma possível.

Não se deixe levar pelo pensamento de que ao dar atenção e tomar decisões pautadas no comportamento de seu público alvo nas redes sociais você vai ficar refém dele. Pelo contrário, é usar as redes como aliada para aprimorar produtos e serviços e, desta forma, melhor atender seu público, fideliza-lo e tê-lo ao lado pelo maior tempo possível ao longo de sua jornada.

Não sabe como? Pesquise, estude, leia, faça cursos, mas se insira – caso ainda não esteja dentro – nesse ambiente digital. Há muito que isso deixou de ser uma opção, hoje é algo tão natural quanto necessário. Se você ainda não se atentou a ele, está perdendo tempo e, provavelmente, oportunidades e dinheiro.

Como dica de leitura, deixo “Marketing 4.0, do Tradicional ao Digital”, de Philipe Kotler, Hermawan Kartajaya e Ivan Setiawan. Tenho a certeza de que ao ler o livro você irá compreender melhor todas essas mudanças que acontecem à nossa frente, diariamente.

Adicionar comentário

Seu e-mail não será publicado.

Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.