O poder público regional e a falta de avanço em sua comunicação

Os avanços da tecnologia nos permitiram promover mudanças profundas de comportamento, em especial de consumo de produtos e informações.

Diante desse novo cenário, muito tem se discutido sobre a melhor forma de nos utilizarmos das novas tecnologias e dessa nova realidade digital a nosso favor.

Nos mais diversos segmentos, temos acompanhado grandes revoluções e evoluções, menos em um: o das Secretarias de Comunicação das prefeituras e dos setores de Comunicação das Câmara Municipais. Claro que não em sua totalidade, há bons exemplos de trabalhos bem feitos e dentro de uma nova realidade a qual as formas de comunicação foram alçadas com o advento da internet e, principalmente, das redes sociais.

No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Ainda há muita Secretaria de Comunicação e Setor de Comunicação que ainda acredita que o trabalho deles se resume a produzir releases e fotos.

Há alguns fatores que contribuem para esta triste realidade. Entre elas, em muitos casos, falta de atualização dos secretários e diretores. Infelizmente, ainda há uma parcela significativa que não está atenta à necessidade de requalificação.

E é importante deixar claro que ter um site e ter uma página oficial da prefeitura, ou da Câmara, no Facebook não é estar atualizado. Sites e redes sociais são apenas ferramentas. É importante entender que a forma de se consumir informação mudou e, por consequência, a forma de se produzir também precisa sofrer alterações.

De nada adianta ter uma rede social como o Facebook e querer trabalhá-la da mesma forma que se faz com o rádio e com a TV. Rede social não é veículo de comunicação de massa, logo, sua forma de comunicar é diferente, é pautada no interesse do usuário e no relacionamento com ele.

No entanto, o que se observa, em grande maioria, é o uso de redes como Facebook e Instagram como depositários de informação, num processo de saturação do internauta com informações e conteúdos que não significam praticamente nada para ele.

O princípio deveria ser o de ouvir sempre, entender os anseios, as necessidades e trabalhar as redes sociais como canais oficiais de contato entre o cidadão e o poder público.

Como a maioria não faz isso, o que se observa são conteúdos que estão lá, satisfazem o ego do prefeito, dos vereadores, mas não significam nada, não geram engajamento. Ou seja, essas páginas e sites, que poderiam servir de elo entre as partes, acabam sendo apenas um grande depósito, numa tentativa de justificar o esforço gasto em suas realizações.

E a situação é tão simples e gera tantas oportunidades que acabam sendo perdidas. A razão é simples. Essas perdas ocorrem, muitas vezees, pela falta de preparo de muitos secretários ou dos próprios prefeitos e vereadores, que não entendem a ferramenta que possuem para ajudá-los a promover uma melhora na condição de vida da população, o que vai, ao fim, resultar em votos.

Claro que não vou culpar apenas os secretários. A culpa maior é da classe política, que continua, em grande maioria, relegando a comunicação a segundo plano.

Duvida? Então vá em 20 prefeituras da região do Vale do Paraíba, por exemplo, pessoalmente e veja em que condições os secretários trabalham.

Geralmente, são salas pequenas, sem estrutura básica de trabalho, sem o número mínimo de profissionais capacitados para o que precisa ser feito. Ao mesmo tempo em que acredito que haja muito secretário que precisa se atualizar, entendo também que muitos, mesmo que se qualifiquem cada vez mais, continuarão sem condições de trabalho.

Isso é simples: boa parte dos agentes políticos, como já disse e vou repetir quantas vezes for necessário, não consegue entender a importância da comunicação para o seu mandato.

Um dia, tenho fé, eles vão entender que comunicação não é “achismo”, não é uma questão de gosto. É planejamento, é estrutura, é mão de obra qualificada, é comprometimento.

 

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.