Desafios e regras do Marketing Digital Político e Eleitoral

Um dos momentos mais interessantes para nós da Vincere Comunicação do Expo Fórum de Marketing Digital 2015 foi o debate “Desafios e regras do Marketing Digital Político e Eleitoral”, que contou com as participações de Alexandre Gibotti, Diretor Executivo – ABRADi; Alexandre Secco, da Medialogue e da campanha presidencial digital do Aécio Neves; Alexandre Atheniense, Sócio na Sette Câmara, Corrêa e Bastos Advogados Associados; Gil Castillo, Presidente da Asociación Latinoamericana de Consultores Políticos; e Maria Claudia Bacci, Consultora em Comunicação Digital.

Um dos primeiros pontos abordados, e que é nossa preocupação desde que começamos a atuar com marketing digital político, foi o pensamento equivocado existente de que esse importante ambiente é um apêndice da campanha. Assim como nós, eles concordam que o pensamento é equivocado, e que isso promove perdas durante as disputas eleitorais, já que há um potencial enorme que acaba sendo desperdiçado, pois fica fora do contexto, no momento do planejamento global.

Veja que estamos falando de integração. Prova disso foi que a consultora Maria Claudia Bacci destacou que é importante que os trabalhadores da área digital não pensem que o trabalho digital nasce e morre nele, sem observar que ele faz parte do todo, integrado com o marketing da campanha. “É importante que o estrategista tenha visão ampla da comunicação e não apenas sobre o digital”, finalizou.

Para as eleições do ano que vem, há uma expectativa de tom mais acirrado do que as de 2014, pois o consenso é de que a campanha municipal é mais envolvente. Infelizmente, por isso, é esperado um trabalho duro pelas redes sociais de ataques e contra ataques, o que vai requerer da justiça eleitoral uma atenção maior e dos corpos jurídicos das campanhas ainda mais cuidado. Os palestrantes destacaram a importância de que haja uma integração e interação entre os setores, para que as respostas e ações sejam sempre rápidas e eficientes. “O departamento jurídico precisa atuar ao lado do marketing para, a partir do monitoramento, agir rápido contra as ações ilícitas”, afirmou o advogado Alexandre Atheniense.

A parceria com o corpo jurídico pode ajudar a evitar problemas para o candidato, pois uma equipe bem amparada sobre a legislação eleitoral vai conseguir evitar erros, assim como poderá acionar a justiça em caso de erros cometidos pelos adversários.
Outro ponto abordado foi a questão dos advogados entenderem que os juízes não são amplamente capacitados quanto ao ambiente digital, e suas especificidades. Por essa razão, é necessário que, na elaboração das ações, seja feito um trabalho quase que didático, de fácil compreensão para que o sucesso seja alcançado.

O melhor é que as agências que forem trabalhar nas campanhas tenham um escritório de advocacia especializado em legislação eleitoral digital para poder dar o suporte necessário. Mais do que isso. Segundo Maria Bacci, é importante capacitar as equipes de criação, conteúdo e vídeos, para que, na execução dos trabalhos já seja dada a devida atenção para que possíveis erros legais sejam evitados.

Para finalizar, outro assunto abordado no debate é o fato de a internet mobile está começando a superar a web, aumentando o número de pessoas prontas ao ataque. O advogado Alexandre Atheniense lembrou que, “no âmbito local, o contato do cidadão com o político é maior, ele é a própria mídia.” Isso significa que o cuidado a cada passo deve ser maior, pois o acompanhamento é instantâneo e a propagação também.

O que fica da discussão é que há um ambiente propício ao trabalho de quem gosta dessa união entre digital e campanhas eleitorais. Assim como em outros setores, o importante é entender os ambientes e agir de maneira ordenada, planejada e ética.

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.