A importância de uma marca

“A marca é a promessa, a grande idéia e as expectativas que residem na mente de cada consumidor a respeito de um produto, um serviço ou de uma empresa. As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas, são fiéis a elas, compram e acreditam na sua superioridade. A marca é como uma escrita manual. Ela representa alguma coisa.”

Alina Wheeler – Livro Design de Identidade da Marca

“Em um mundo que é confuso em termos de clamor competitivo, no qual a escolha racional é quase impossível, as marcas representam clareza, segurança, consistência, status, associação – tudo o que possibilita aos seres humanos se auto-definirem. As marcas representam identidade.”

Wally Olins

Depois dessas explanações de dois especialistas em marcas, fica até estranho dar mais explicações sobre o que é uma marca. A marca em si define tudo aquilo que a empresa é, afinal, é a primeira impressão dos clientes, a porta de entrada, a primeira coisa que veremos de qualquer empresa. Ela é a síntese dos valores/produtos/serviços. Então, por que será que tanta gente nem se incomoda com isso? Esta pergunta não vou responder, mas garanto que os concorrentes desta mesma marca que se preocuparam com a qualidade e a identidade de sua empresa estão bem melhores no mercado, ou pelo menos, aparentam estar.

Uma marca bem desenvolvida, juntamente com toda uma identidade visual harmoniosa e bem produzida, transmite ao consumidor características como organização e qualidade. E qual empresa não gostaria de transmitir tais qualidades?

As marcas começaram a ser utilizadas desde antes da Revolução Industrial. Na era medieval, os artífices colocavam sempre seus sinais (marcas) nos produtos que fabricavam em ouro, prata e tecidos. Hoje, nos deparamos com marcas a todo momento, porém elas envelhecem. Mas como isso? Podemos exemplificar citando o caso de uma empresa que trabalhava apenas com websites e, com o passar dos anos, começou a desenvolver um trabalho de publicidade. Ela tinha WEB escrito em sua marca, então, revê-la e atualizá-la seria um caminho interessante a se seguir, para transmitir mais aos clientes que apenas web.

A marca pode também envelhecer na forma que foi feita ou apresentada,. Uma identidade visual feita nos anos 90 em pixels, por exemplo, é antiquada hoje. A tecnologia é outra e mais coisas podem ser adicionadas a ela.

“A marca representa a empresa visualmente. Transmite através das cores e do design, algo sobre a personalidade e benefícios do produto. Nós, humanos, aprendemos por cognição, percepção e repetição. Desta forma, para acreditar em uma marca e percebê-la como familiar, é preciso estar exposto a ela muitas vezes, experimentá-la, ver seu símbolo (logo) tanto e a tal ponto que marca e produto se confundam. Para tanto é fundamental a padronização desta exposição, facilitando a leitura da marca pelo consumidor, com consistência e uniformidade, em todos os seus momentos de aplicação.”

Fonte: http://goo.gl/mONzB

Foto: Exemplo de malha construtiva da Marca Maria

A Vincere Comunicação veio a mim para o desenvolvimento não só da marca que eles iriam apresentar a todos os clientes futuros, mas também para a criação da identidade visual inteira. Foi feito um estudo com análise de logos concorrentes e com as informações passadas pelo briefing comecei o processo de criação.

Briefing – É um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho, documento. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.

Fonte:Wikipédia

Entre rabiscos, mais estudos sobre a área de comunicação (a área de atuação do cliente), formas vão se encaixando até chegar em uma proposta a ser apresentada com conceituação ao cliente. No caso da Vincere, foi pensado no significado da palavra, que é vencer. A base da marca é uma alça de troféu, que ao mesmo tempo representa uma exclamação e uma boca que grita de alegria. Assim, nasceu a logo vencedora! Com a aprovação do cliente, foi feita em seguida o manual de identidade da marca.

Identidade da marca – É a expressão da marca para os sentidos, não somente expressão visual e verbal. Sendo assim pode-se entender que o manual de marca é o documento destinado a orientar como a identidade da marca deve ser expressa.

Fonte: Marketingmoderno.com.br

Link legal: A História de um peixe amarelo em seu aquário

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.