Startupfarm – Programa inédito no Brasil cria e acelera startups digitais em 30 dias

A consultora Lígia Dutra, fundadora da UpaLupa e idealizadora do ‘Bate-papo sobre E-commerce’, será uma das mentoras do Startupfarm, programa inédito no Brasil que cria e acelera startups digitais em um mês. Baseado em projetos praticados no Vale do Silício, nos EUA, a iniciativa tem como objetivo potencializar o desenvolvimento de novos negócios na internet brasileira. O programa será realizado em várias cidades do Brasil, começando por São Paulo, que já está com inscrições abertas.

A edição na capital paulista acontece de 20 de agosto a 19 de setembro, contando com 12 encontros semanais, das 19h às 22h, no The Hub, que fica na Consolação. As aulas são realizadas no estilo co-working, ou seja, será um trabalho colaborativo, com exposição de ideias, atividades práticas, troca de experiências, networking e depoimentos de empreendedores de sucesso, especialistas em áreas como gestão ágil de desenvolvimento, e-commerce, aplicativos móveis, finanças e modelagem de negócios.

Dentre os assuntos abordados, estão lean startups, formação de equipes, estudo de mercado, modelagem de negócio, teste de conceito, elaboração de protótipo, relação com investidores e capital de risco. Ao final do programa, será realizado um evento aberto à comunidade, na qual as startups geradas vão apresentar para uma banca de investidores e especialistas o resultado das aulas.

Podem participar empreendedores de todas as idades, que desejam criar ou já possuem uma startup em estágio inicial, sem geração de receita. A inscrição no programa pode ser feita pela internet, no endereço www.startupfarm.com.br, e custa R$ 2,2 mil. É possível se inscrever individualmente, ou em grupos de duas a quatro pessoas de um mesmo projeto. Os valores podem ser parcelados em até 18x no cartão de crédito.

O projeto é organizado pelo Grupo Instituto Inovação, que atua há nove anos na promoção e gestão da inovação tecnológica no Brasil e América Latina. A iniciativa ainda conta com o apoio de grandes empresas, como Microsoft, Inventta, Inseed Investimentos, The Hub São Paulo, Associação Brasileira de Startups, ReadWriteWeb, Startupi e Brazil Innovators.

Sobre Lígia Dutra

Fundadora da UpaLupa, rede focada em iniciar e/ou aprimorar projetos que desejam utilizar a internet como principal canal de atuação da marca, Lígia possui experiência em varejo on/offline desde 2004, com passagens pelo BuscaPé, Flytex, Netshoes, Shoestock e nkstore. Faz parte de projetos inovadores como byMK, Bloompa e Tuilux, na qual sua principal contribuição é prospectar novos negócios. Leciona na ESPM, no curso “Primeiros passos no varejo online”, e na Trespontos, no curso de “Gestão de e-commerce”. É idealizadora do ‘Bate papo sobre e-commerce’, rede fundada em 2008, focada no desenvolvimento do comércio eletrônico brasileiro.

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.