Integração da equipe em uma campanha eleitoral

O mais indicado é que o candidato tenha uma equipe que atue em todos os setores. Claro, dividida nas áreas afins. Porém, não é sempre isso que ocorre, principalmente nas cidades de pequeno e médio portes, quando os recursos econômicos não permitem gastos além “dos convencionais”.

Não podemos nos esquecer de que o custo das campanhas eleitorais tem sido cada vez maior. Longe da discussão entre se deveríamos ou não ter financiamento público nesse caso, nos interessa, neste momento, discutir apenas a situação de montagem da equipe. Ao longo dos últimos anos, a presença e participação dos Marquetólogos, ou Consultores Políticos, tem sido algo fundamental. Isso pode ser considerado extremamente positivo, pois trata-se de um nicho de mercado que encontra cada vez mais espaço.

Pois bem, pensando nisso, é comum vê-los como deuses, pois muitos se vendem dessa forma, capazes de reverter realidades impossíveis. Na maioria das vezes, quem age dessa maneira falta com a responsabilidade que a profissão requer. Afinal, não é bem assim, pelo contrário, é preciso entender que, em eleição, há uma série de fatores que precisam ser consideradas para se obter um vitória ou uma derrota. É claro que a presença do profissional é importante, muitas vezes decisiva, mas não pelo fato dele ser um bruxo, mas sim por possuir técnicas que vão permitir identificar e corrigir erros que podem ser decisivos na definição eleitoral.

O Marquetólogo de hoje possui um desafio a mais: entender o papel das mídias sociais no processo eleitoral. Digo que é desafio, pois, nem sempre, há espaço para se aprofundar nesse tema tão complexo, e tão importante quanto o uso dessas novas mídias. Por essa razão, em muitos casos, há os que acreditam que vão resolver a situação apenas contratando uma empresa para cuidar da presença online de seus candidatos. Engano, pois se nem eles entendem a diferença entre redes e mídias sociais, como vão poder planejar e exigir ações nessas duas esferas?

As redes e mídias sociais são uma realidade. Ainda há muito a se definir e se construir quanto a isso. Todos sabem que elas vão ser importantes, mas muitos não sabem como. E o não saber pode vir a ser o primeiro passo para o fracasso na utilização dessas ferramentas. Em mídias sociais, o erro de estratégia, ou a falta dela, pode trazer prejuízos bastante significativos.

As mídias e redes sociais ainda são pautadas pelas mídias tradicionais, mas há muitos casos em que o processo inverso também ocorre. Uma prova clara disso é o fato que envolveu o vereador da cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, que ganhou destaque nacional ao postar uma mensagem em seu perfil no Facebook na qual dizia ser grato ao povo por ter dado a ele uma vida de príncipe. Com certeza, em nenhum momento, o legislador pensou que seria destaque no Jornal Nacional, da TV Globo. Com certeza, não sabia que seu perfil na rede social lhe causaria tanto problema. Uma demonstração clara de falta de estratégia e de conhecimento sobre a utilização e finalidade da ferramenta.

Por isso, destacamos que tanto quanto o candidato, que precisa ter o mínimo de conhecimento sobre o poder, as possibilidades, oportunidades e riscos das redes e mídias sociais, todos da equipe, inclusive os Marquetólogos, devem ter o mínimo de conhecimento correto sobre elas. E olha que eu destaquei que devem ter o mínimo, sendo que o melhor seria conhecer ao máximo, para fazer o melhor uso delas. Conhecendo a fundo as mídias e redes sociais, todos vão poder tirar mais proveito dela e diminuirão a possibilidade de erros.

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.