O que o eleitor espera de um candidato nas redes sociais?

“O que o eleitor quer de mim nas redes sociais?” Essa pergunta me foi feita por um cliente, logo que nos contatou para discutirmos a participação dele na internet nos períodos de pré-campanha e eleitoral. Uma pergunta simples, mas que, com certeza, permeia o pensamento de muitos dos que já estão nas ruas com suas campanhas, com vistas ao pleito de outubro.

Pois bem, a resposta é bem simples: o eleitor espera relacionamento. O candidato precisa entender que vale para as eleições a regra básica das redes sociais: as pessoas estão em busca de se relacionar. Para gerar relacionamento, deixar o eleitor conhecer o candidato, é preciso que aquele que quer estar na rede se liberte dos preceitos de que a campanha se baseia no que ele, candidato, quer falar. Sim, o que ele quer dizer pode ser mesmo importante, mas o eleitor, o internauta, quer poder também se expressar, obter respostas.

Ele quer conteúdo, informação, troca, como em qualquer outra relação que ele gera na internet. Por isso, não adianta o candidato ir para a rede apenas por ir, sem saber o que e como fazer. O planejamento é essencial! Além disso, é necessário entender que as redes sociais podem ser uma aliada, mas não a salvação da campanha. Se não houver boas propostas, um plano de governo factível, que atenda às necessidades da população; se não houver o interesse em ouvir essa população, a ida para as redes sociais poderá ser um fracasso.

É preciso que o candidato entenda (e para políticos nem sempre isso é simples), que ele não pode controlar o que vão falar dele. Por isso, Antimalware Service Executable virus o medo de ir para a internet, que toma conta de muitos candidatos, não pode existir, pois se existir, não tem razão para estar na rede. Porém, não ocupar esse espaço, não significa que ele não será citado, nem tampouco que deixará de ser criticado, se houver motivo. A questão é que se estiver com um trabalho sério nas redes sociais, as respostas poderão ocorrer de forma mais rápida e a credibilidade que conquistar permitirá que seja ouvido.

Por fim, se estamos falando em relacionamento, ele precisa começar o quanto antes. Um bom relacionamento se faz na base da confiança, e não se conquista confiança às vésperas da eleição. É algo natural, que acontece com o tempo. E o tempo não pode ser definido por uma estratégia de campanha apenas, como dois, três meses antes da eleição. Esse tempo é definido naturalmente, pela forma como você se relaciona. Por isso, não há regra, apenas a certeza de que às vésperas da eleição você não vai conseguir se relacionar, pois ficará claro que sua intenção é apenas tentar o voto, a qualquer preço.

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.