Pré-candidatos: Pensem no site como algo importante durante a campanha

Estamos em período de pré-campanha, pelo menos para a justiça eleitoral, pois, na prática, as campanhas já estão nas ruas. Os pré-candidatos, com o discurso de que estão apenas se apresentando, já estão a todo o vapor em busca de apoio e, claro, do comprometimento do voto.

Em paralelo a tudo isso, as estratégias já estão sendo elaboradas pelos marquetólogos. Layouts e slogans estão sendo pensados e criados, enquanto os pré-candidatos caminham em busca de voto e de recursos para que tudo o que for planejado possa ocorrer.

Além da ação nas ruas, dos programas de rádio e TV, a internet passa a receber uma atenção cada vez maior. Mesmo que muitos políticos não saibam como, a grande maioria sabe que precisa estar na rede. Sendo assim, muitos já se movimentam em busca de apoio para ter uma comunicação digital adequada. Em texto publicado em outubro de 2011, abordei alguns erros cometidos pelos candidatos. Agora, vamos nos concentrar em algumas práticas importantes para aquele que quer estar bem posicionado junto ao eleitor, por meio da internet.

Uma das primeiras coisas pensadas pelos candidatos é o site que vão utilizar durante o período eleitoral. É importante deixar claro que, ao contrário do que ocorria no passado, as páginas não servem mais apenas para acesso ao plano de governo. Elas devem ir além, precisam ser dinâmicas, permitir uma integração com as mais diversas plataformas. Além disso, o site pode e deve ser um espaço, por exemplo, para que o eleitor, interessado, possa acessar os programas eleitorais que forem veiculados no rádio ou na TV. Mais que isso, ele deve permitir acesso a fotos, material de campanha, que possam ser impressos, caso um simpatizante queira, ele mesmo reproduzir, como forma de apoiar o candidato.


Assim como há uma equipe de rádio, TV e assessoria de imprensa, é importante uma equipe que cuide da comunicação digital, que pense estratégias de comunicação digital. Por exemplo, o tempo de rádio e TV são determinados pela justiça eleitoral, por meio das coligações e da representatividade dos partidos no Congresso Nacional. Nem sempre, esse tempo é ideal, adequado. Na internet, no site do candidato, pode ser possível apresentar programas mais completos, sem a preocupação com o tempo, e isso pode ser de grande ajuda para a divulgação das propostas.

É importante que o site seja pensado de uma forma a permitir fácil acesso ao usuário. Ou seja, uma questão importante é pensar na usabilidade. Mais que pensar na identidade visual, é fundamental pensar na forma como o usuário, que é eleitor, vai navegar pelo site. Perguntas importantes que precisam ser feitas são: de que forma que o conteúdo será acessado, quanto tempo o internauta vai levar para acessar determinadas páginas do site, que experiências ele vai poder realizar navegando pelo site? Foi-se o tempo em que as páginas eram estáticas, que não permitiam uma relação mais próxima. Não ignore isso.

O internauta que acessa o site de um candidato é o mesmo que navega diariamente na internet e, com certeza, ele busca ali o mesmo que em qualquer outro lugar. Entenda que o importante não é o que o candidato quer falar e mostrar, mas, principalmente, o que ele, eleitor, espera encontrar.

O candidato deve pensar em tudo isso antes de definir como será seu site. Na grande maioria das vezes, o preço é o que menos deve importar.

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Videos

Em 2015 os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e e-mail juntos. Até 2017, esse número tende a aumentar para 67%. Nossos vídeos são atrativos aos internautas e com diferencial para sua campanha eleitoral.

Sites e blogs

Com a legislação em vigor, a campanha eleitoral em 2016 será mais curta. Com isso, ganha ainda mais importância o período de pré-campanha. Sendo assim, sua presença na internet deve ocorrer o quanto antes, e sites e blogs são uma grande oportunidade de estar junto ao eleitor. Para que não haja qualquer questionamento quanto a uma possível campanha antecipada, trabalhamos a questão da identidade visual em acordo com a legislação, para que o candidato possa produzir seu conteúdo e dialogar com seu público sem qualquer preocupação.

Apps

Brasileiros com internet no smartphone já são mais de 70 milhões, não há como ignorar o mobile na sua campanha eleitoral! Provemos a melhor experiência ao usuário, criando aplicativos que de fato facilitam a vida dele. Realizamos desde o planejamento do app à sua publicação na App Store ou Google Play.

Planejamento de campanha eleitoral na internet

Uma campanha eleitoral na internet considera a integração total das várias frentes com as quais o candidato irá trabalhar. Além disso, o foco está no eleitor e sua relação direta com ele. É preciso objetivos bem definidos e estratégias assertivas e eficazes, que promovam a aproximação, o diálogo e a conversão do voto. Realizamos o planejamento a partir de pesquisas bem elaboradas, identificação de público, definição de canais a serem utilizados, metas a serem alcançadas e métricas.

Redes Sociais

De nada adianta estar nas redes sociais se a presença ocorrer da maneira errada. Redes Sociais são feitas para dialogar e é isso que o eleitor espera. Por isso, trabalhamos com a identificação das redes que possuem maior relação junto ao eleitor, considerando aspectos locais e culturais. Formatamos os canais, e gerenciamos essas redes produzindo conteúdo adequado e, principalmente, promovendo o diálogo com o eleitor, proporcionando uma aproximação que resulte na conversão do voto.

Produção de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo considera aquilo que o internauta busca encontrar, sejam informações a respeito do candidato, suas propostas, ou aquelas que o auxiliem em alguma necessidade que vai além do aspecto eleitoral. Produzir conteúdo é atender a expectativa do internauta, entender suas necessidades e entregar o que ele procura. Ao fazer isso, damos um passo importante para ser um aliado, uma fonte segura de informações, o que contribui para a aproximação e posterior engajamento.

Monitoramento em Redes Sociais

Para isso, definimos palavras chave e parâmetros que nos permitam saber, extamente, o que o eleitor está falando a respeito do candidato na rede. Além disso, por meio do monitoramento, é possível saber como os adversários se comportam na rede e como eles também são percebidos e descritos pelo internauta. Os dados levantados podem ser importantes aliados na definição de estratégias, ações e tomada de decisões quanto ao rumo da campanha.

Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

O melhor em relação a uma crise, é evitá-la. Agora, se nào foi possível, o importante é agir da forma correta. Saber que momento é esse, e quais medidas adotar, é uma tarefa para profissionais. A Vincere está capacitada para atender seus clientes nos momentos mais difíceis, com eficácia e precisão. Saber o que falar e quando falar fazem toda a diferença. Por isso, gerenciar crise é algo que prcisa ser feito por quem sabe como analisar a situação com isenção, frieza e clareza, para que as decisões tomadas sejam assertivas e ponham um fim ao problema.

Consultoria Digital

Na consultoria, avaliamos, periódicamente, o trabalho realizado pelo cliente no uso das redes sociais durante sua campanha, e realizamos orientações e ajustes necessários para que ele melhore sua perfomance na internet e, principalmente, o relacionamento com o seu eleitor.

Cursos e treinamentos

– Treinamento em Comunicação Digital

 

Capacitação de equipe para atuar com comunicação digital, a partir dos princípios básicos de conceitos e produção. A partir dele, será possível efetuar planejamento e promover o gerenciamento de ações no ambiente digital.

 

– Marketing Político Digital

Neste curso, discutimos os princípios do marketing político e como o ambiente digital se tornou um grande aliado das estratégias das campanhas eleitorais. Nele, trabalhamos o comportamento do eleitor, as ferramentas que podem ser utilizadas e, principalmente, a força do relacionamento.

 

– O uso de redes sociais em prol dos mandatos

 

Elas são, sem dúvidas, grandes aliadas, se trabalhadas da forma correta. Sua utilização deve considerar a importância da produção de conteúdo adequada e a força do relacionamento como forma de aproximar o poder público do cidadão.

 

– Gerenciamento de crises em redes sociais para agentes políticos, prefeituras e câmaras

 

Uma das situações mais vivenciadas pelos agentes políticos – com mandatos, principalmente – por prefeituras e câmaras é a crise. Elas surgem a todo momento, e pelos mais variados motivos. Entender sua origem e, fundamentalmente, gerenciá-la é o primeiro passo para transformar situações adversas em fatores positivos.